Seguidores

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Como alfabetizar Brincando.


A alfabetização é um momento muito importante na vida de uma criança, e os pais são fundamentais nesse processo e podem muito ajudar os professores a resolver essa questão em casa mesmo.
Encontrei algumas dicas importantes em http://www.comofazer.com.br/como-alfabetizar-brincando-2


 Será possível alfabetizar essas crianças através de brincadeiras? Podemos alfabetizar brincando? A resposta é sim!
  1. Crie jogos com as palavras. Nenhuma criança resiste a um jogo com os outros amigos. Podemos aprimorar a brincadeiras simples como o “pique-pega” e incluir perguntas sobre as palavras. Por exemplo, quando alguém é pegado, o amigo fala uma letra do alfabeto e se o outro disser uma palavra que começa com essa letra, se salva e não perde o jogo! Essas adaptações podem ser feitas com vários outros jogos ou até podem ser inventados jogos que lidam diretamente com as sílabas ou palavras, onde cada aluno fala uma sílaba por vez tentando formar uma palavra com os colegas do lado.
  2. Incluir as palavras ou o alfabeto na educação artística. Toda criança adora brincar com lápis de cor ou massinha. Então, podemos incluir com facilidade as letras do alfabeto para que as crianças estejam mais próximas e mais interessadas por elas. Ou mesmo lançar desafios, escrever uma palavra no quadro (um animal, por exemplo) e pedir para as crianças desenharem, Além da forma mais simples de distribuir letras a serem pintadas por eles.
  3. Faça o aluno escrever o que o diverte. A todo momento existe um desenho animado ou uma série que faz a cabeça das crianças. Incentive a criança a tentar escrever o nome dos personagens, o nome do desenho ou outras coisas que ele gosta de fazer em casa.

http://www.comofazer.com.br/como-alfabetizar-brincando-2


Nenhum comentário:

Postar um comentário